Aventurar-se a pesquisar é explorar o desconhecido, é instigar-se por possíveis mistérios, é mergulhar em ondas imprevisíveis! Investigar é buscar o prazer da descoberta, do confronto com o novo e a liberdade de trilhar caminhos que ainda não foram percorridos ou de alterar o trajeto durante o percurso. São ações assim que permitem a quem pesquisa a ousadia criativa. Imergir em uma onda que está sujeita a ventos oriundos de diferentes direções é considerar a diversidade de contextos nos quais mergulhamos para buscar evidências que irão nos surpreender e abalar nossas verdades. Seremos provocados a desvendar o que emerge de movimentos marcados pela diversidade e pelo tempo que define o momento. A diversidade de discussões que compõem esta obra certamente possibilitará ao leitor uma imersão em ondas que promovem as marés de saberes insubordinados em algumas praias das investigações realizadas na Educação Matemática contemporânea. Esta obra deriva de um aceite de vários pesquisadores em mobilizar-se na elaboração de ideias a respeito da subversão responsável. O leitor irá defrontar-se com vários e diferenciados mergulhos de alguns pesquisadores brasileiros em processos criativos no fazer da pesquisa em Educação Matemática.