Inspirados pela reintrodução da disciplina de Filosofia no Ensino Médio e sua gradual adoção nos concursos vestibulares, os autores deste livro preocuparam-se em produzir materiais didáticos que apoiassem os professores em suas aulas sobre temas de filosofia da ciência e epistemologia. A via escolhida para realizar esse objetivo foi o uso de livros clássicos de literatura como forma de introduzir questões acerca da ciência. Os textos deste livro, porém, têm um alcance bem maior, podendo vir a subsidiar a reflexão de questões ligadas à ciência não só para os professores de Filosofia, mas também para os professores de Matemática, de Química, de Física, de Biologia, etc. Com o uso da literatura, pretendeu-se também propiciar uma interface com as disciplinas de Literatura e Língua Portuguesa, atingindo uma dimensão cultural mais ampla e incentivando, com isso, a leitura de textos clássicos da literatura. O livro é um dos produtos resultantes do projeto "A ciência, seu status, seus limites e suas possibilidades através da literatura", apoiado e financiado pela Fundação Araucária, agência de fomento à pesquisa do estado do Paraná. O projeto foi conduzido por professores do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( Unioeste), Campus de Toledo: César Augusto Battisti, João Antônio Ferrer Guimarães, Marcelo do Amaral Penna-Forte e Wilson Antonio Frezzatti Jr.