Estudantes e desenvolvedores encontrarão neste livro as bases de uso da linguagem C++/CLI para programação de computadores com a plataforma .NET da Microsoft, por meio do ambiente de desenvolvimento Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop. A obra fornece conceitos práticos e diversos exemplos para facilitar a compreensão. Abrange o modo CLR Console Application, além de noções do modo gráfico, focando na programação CUI e tratando da programação GUI, em conformidade com a norma ECMA-372. Organizada didaticamente em dez capítulos, apresenta, inicialmente, recursos básicos, até chegar à programação de computadores orientada a objetos, principalmente no que tange ao desenvolvimento de interface gráfica. Descreve a linguagem C++, sua variante Visual C++/CLI, os tipos de dados suportados pela linguagem e os conceitos iniciais filosóficos da programação orientada a objetos. Fornece informações ao usuário sobre a aquisição e a instalação do compilador Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop. Também, ensina a salvar e recuperar projetos. Discorre sobre a programação sequencial, elencando a utilização de variáveis, constantes e operadores aritméticos, fornecendo exemplos, com a definição das ações de entrada, processamento e saída de dados; a programação com tomada de decisões, detalhando o uso de condição e decisão, de tomadas de decisões simples e composta, de operadores relacionais e lógicos, de decisão com base em múltiplas escolhas e o trabalho com divisibilidade; e a programação com laços, apresentando o uso de laços interativos e iterativos, com técnicas de laços pré-testes, pós-testes, controlados por variável contadora e seletivos. Além disso, descreve a programação baseada em arranjos, ou matrizes, indicando seu uso em uma e duas dimensões, dá orientações sobre classificação e pesquisa de dados em matrizes, e aborda a noção de ponteiros. Como complemento, instrui a respeito da programação com estruturas de dados, apresentando matrizes mescladas, matrizes heterogêneas, matrizes dinâmicas e enumerações, fornecendo também noções sobre o uso de apelidos e macros. Trata da programação com funções e métodos, incluindo noções de função e de biblioteca. Ensina a simular procedimentos e a fazer uso da passagem de parâmetros por valor e por referência. Explica o modo de execução de retorno de valores e elenca informações sobre escopo e visibilidade de variáveis, comentando, também, métodos e recursos internos. Abrange a programação orientada a objetos, apresentando as aplicações de diversos conceitos desse paradigma, como herança, poliformismo, e a justificativa de não se utilizar o termo polimorfismo, construtores, destrutores, finalizadores, encapsulamento, interfaces, entre outros recursos. Depois, examina a programação com arquivos, indicando os modos de uso de arquivos em modo texto e em modo binário. Então, introduz a temática da programação em modo gráfico, destacando a manipulação de diversos recursos para uso e apresentação de formulários gráficos. Os projetos dos programas desenvolvidos no livro são disponibilizados no site da Editora Érica, www.editoraerica.com.br, porém aconselhamos escrever cada linha de cada programa apresentado, para fixação da aprendizagem da linguagem.