Este livro é uma coletânea de 17 artigos que tratam da experiência de empresas de agronegócios e alimentos que têm obtido sucesso em lidar com a realidade do momento atual, além de delinear tendências e inovações de mercado para o setor. Os textos reunidos foram estruturados e organizados pela equipe do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial, da Universidade de São Paulo (Pensa) e discutem temas como Marketing, Networks e Agronegócios, Pesquisa de marketing em alimentos, Comportamento do consumidor e novo consumidor de alimentos, Comportamento de compra organizacional; compra das grandes redes varejistas, Análise do macroambiente em agronegócios com o enfoque de redes, Decisões de produtos, de marcas e marcas próprias (dos distribuidores), Embalagens para alimentos com enfoque em marketing, Serviços e marketing em empresas de alimentação, Comunicação no setor agroalimentar, Mudanças no ambiente de vendas de insumos agropecuários, Canais de distribuição no agronegócio, Atacado e varejo, Franquias de alimentos, Como elaborar contratos em marketing e networks, Marketing e meio ambiente, Alimentos orgânicos - estratégias para o desenvolvimento do mercado e Planejamento estratégico de marketing sob a abordagem de redes.