O livro é composto de cinco capítulos que buscam discutir questões importantes na área da educação de forma geral e em particular nas áreas da Matemática, Literatura, Informática e Ética. Tais questões versam sobre a necessidade de formação docente e inovação da escola para que se mobilize o processo de ensino-aprendizagem do estudante, seja em sala de aula ou fora dela, para a vida profissional, pessoal e cidadã. Questões como a necessidade de se propor atividades investigativas nas aulas de Matemática, momentos e ações que possibilitem a formação do leitor desde o início da fase escolar para a vida, a oportunidade de se desenvolver o pensamento computacional tão útil ao mercado de trabalho e à vida pessoal e apontar que as ações e o uso de operadores lógicos proporcionam um desenvolvimento do cognitivo ao ser humano se configuram em reflexão fundamental que permeia todas as questões anteriores relacionadas à intenção pedagógica as quais requerem ir além dos sentidos e do intelecto. Diante desse cenário reflexivo, complexo e diversificado no qual todo ser humano está inserido, em particular o estudante pela sua fase de inúmeras transformações de desenvolvimento e de aprendizagem, se destaca que a cada ação do professor baseada no olhar da aprendizagem e na particularidade de cada estudante, se viabiliza uma escola mais cidadã, e um espaço de aprendizagem que cada vez mais requer formação sobre temas que muitas vezes não são da sua área unicamente de formação, e nem do seu interesse pessoal e de vivência