Esta publicação, a partir da análise e de relatos do cotidiano do ensino de ciências aplicadas, evidencia o princípio norteador do SENAI, que é o despertar de uma consciência analítica e crítica em cada um dos alunos, permitindo-lhes acompanhar mudanças e atuar conscientes de seu protagonismo em sua própria formação. Mais do que ensinar conceitos de aplicação prática imediata, se busca criar as condições para o desenvolvimento de atitudes e raciocínio científicos necessários para entender a natureza, a tecnologia e seus avanços e, em consequência, atuar com espírito indagador e criativo nas soluções requeridas pela mutante realidade de trabalho.Mais do que capacitar para o mercado de trabalho, transformar vidas sempre foi o objetivo do SENAI-SP ao educar os milhares de jovens que passaram por suas escolas nesses 70 anos de história. O despertar de uma consciência analítica e crítica em cada um dos alunos, permitindo-lhes acompanhar mudanças e atuar conscientes de seu protagonismo em sua própria formação, foi e é um importante princípio norteador das metodologias que se sucederam. Em "Além da Teoria", a partir da análise e de relatos do cotidiano do ensino de ciências aplicadas, evidencia-se esse princípio norteador - busca-se criar as condições para o desenvolvimento de atitudes e raciocínio científicos necessários para entender a natureza, a tecnologia e seus avanços e, em consequência, atuar com espírito indagador e criativo nas soluções requeridas pela mutante realidade de trabalho.Mais do que capacitar para o mercado de trabalho, transformar vidas sempre foi o objetivo do SENAI-SP ao educar os milhares de jovens que passaram por suas escolas nesses 70 anos de história. O despertar de uma consciência analítica e crítica em cada um dos alunos, permitindo-lhes acompanhar mudanças e atuar conscientes de seu protagonismo em sua própria formação, foi e é um importante princípio norteador das metodologias que se sucederam. Em "Além da Teoria", a partir da análise e de relatos do cotidiano do ensino de ciências aplicadas, evidencia-se esse princípio norteador - busca-se criar as condições para o desenvolvimento de atitudes e raciocínio científicos necessários para entender a natureza, a tecnologia e seus avanços e, em consequência, atuar com espírito indagador e criativo nas soluções requeridas pela mutante realidade de trabalho.