O ensino das ciências voltou a ser objecto de interesse e de preocupação e este livro propõe-se descrever os problemas com que ele depara actualmente e propor vias para a sua renovação. Na escola primária, há muito que as ciências são o parente pobre, em consequência da reduzida formação de muitos professores neste domínio e do desencorajamento consecutivo das longas controvérsias, frequentemente estéreis, à volta das actividades destinadas a despertar a atenção das crianças. No início do ensino secundário são pouco mais favorecidas, por razões diferentes, que vão desde a supressão da Físico-Química nos 5.º e 6.º anos à degradação das condições do ensino da Biologia-Geologia, nomeadamente na sua dimensão manipulatória e experimental. As coisas começam hoje a ter outra dinâmica, à qual não são estranhos o Prémio Nobel de Georges Charpak, bem como os novos projectos ministeriais.JEAN-PIERRE ASTOLFI é professor de Ciências da Educação na Universidade de Rouen e co-autor da obra Práticas de Formação em Didáctica das Ciências, publicada pelo Instituto Piaget. BRIGITTE PETERFALVI é investigadora no Centro Nacional de Investigação Pedagógica, de Paris. ANNE VÉRIN é professora assistente no IUFM, de Amiens.