Este livro traduz o êxito do projeto Observatório da Educação Superior e Desenvolvimento na Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Em nove capítulos, o contexto que se defronta é o da reforma que se imprime em todo o mundo e que abrange discussões históricas, tais como as implicações da reforma de Córdoba e as conferências mundiais para educação superior e formação de professores nas universidades, com a condição da pesquisa-extensão nas características da instituição. Os marcos normativos e as pressões internacionais são vistas no âmbito da cooperação e da política transnacional. Por sua vez, as abordagens são apontamentos da própria realidade estudada e exposta a partir dos resultados de pesquisas e reflexões como apresentadas no livro. Os capítulos procuram realçar aspectos que são caros e atuais para uma reflexão crítica e qualificada em torno da educação superior. Uma leitura atenta destes contextos, sob os quais constituímos olhares e, a partir destes, ampliamos as abordagens, permitirá que as supostas diferenças sistêmicas ou regionais sejam desconstituídas no tocante às mudanças na educação superior e à velocidade em que ocorrem; o que exige uma revisão permanente dos níveis de pertinência e relevância da educação superior no desenvolvimento socioambiental, econômico e formador no Brasil.