Os textos reunidos neste livro têm origens diversas que, entretanto, relacionam-se diretamente: são resultado, por um lado, dos Encontros Regionais de História da Associação Nacional de História - Seção São Paulo (Anpuh-SP) e dos Simpósios Nacionais de História - realizados desde 2007 - e, por outro, da criação, em 2009, do grupo História & Teatro, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como Diretório de Pesquisa - o que possibilita reunir maior número de pessoas interessadas em se integrar a essas discussões. Seu objetivo não é outro senão oferecer ao leitor um quadro inicial das diferentes categorias de discursos e de práticas teatrais, indo além das formas hegemônicas existentes. Nesse sentido, volta o olhar para discursos e práticas teatrais não iluminadas pela crítica, para discursos e práticas teatrais deslocadas ou subjugadas. Se é verdade que a obra deve ser analisada em suas articulações internas, não é menos verdade que, ao apreciá-la isoladamente, perdemos outros sentidos que ela possa ter e nos privamos da possibilidade de pensar até que ponto estaríamos apenas repetindo interpretações consagradas.