O campo da supervisão conheceu, nos últimos anos, um grande desenvolvimento. Foi acompanhando a evolução das abordagens de educação e de formação de professores. Foi influenciado pela consciência da necessidade de formação contínua e pela conceptualização entretanto realizada no que respeita aos processos de desenvolvimento profissional. Ganhou uma dimensão auto-reflexiva e auto-formativa à medida que os professores começaram a adquirir a confiança na relevância do seu conhecimento profissional e na capacidade de fazerem ouvir a sua voz como investigadores da sua própria prática. Aceita hoje os desafios que lhe coloca a centralidade da escola, a sua autonomização e progressiva responsabilização, a necessidade de se auto-questionar e auto-avaliar para ter uma melhor qualidade e uma maior influência social.Repensou-se na sua relevância, no seu objecto e no seu campo de influência ao abrir-se a outras áreas, para além da formação de professores.Justifica-se assim que esta obra, esgotada, reapareça ao público numa 2.ª edição, actualizada e enriquecida com um capítulo novo: a supervisão no contexto de uma escola reflexiva.