A produção desta obra decorre da organização e realização do III Seminário Internacional de Educação em Ciências, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências (NUEPEC), da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Trata-se de um evento que procura promover o debate de cunho epistemológico e paradigmático sobre o campo das ciências e suas funções, bem como a socialização de pesquisas e experiências metodológicas. O evento articula, também, questões vinculadas à Educação Básica e à formação de professores a fim de problematizar, debater e qualificar as atividades de ensino e de aprendizagem, desde a pré-escola até a universidade. Neste sentido, temos direcionado esforços para articular os pesquisadores da América Latina e África com a intenção de proporcionar novas redes de cooperação no campo da Educação Científica e Tecnológica. Assim, as pesquisas que integram esta obra são decorrentes das comunicações dos pesquisadores convidados e dos artigos submetidos ao evento e selecionados pelo Comitê Científico. Os textos foram organizados em três eixos temáticos: 1) educação científica, epistemologia, ensino e aprendizagem; 2) educação científica e TICs e 3) educação científica e atividades experimentais. Desejamos que a socialização desses estudos ampliem nossos diálogos e que nos auxiliem na (auto)produção, na desconstrução e na ressignificação da docência, das instituições educativas e dos nossos objetos de conhecimento.