Destinada originalmente às escolas indígenas, a obra assumiu o desenvolvimento de um livro indispensável para o conhecimento da história do Brasil. Não a podemos limitar aos cinco séculos posteriores à chegada dos portugueses.

Na primeira parte, o autor considera o povoamento do leste brasileiro com os primeiros habitantes do território dos estados de Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, desde quinze ou treze mil anos atrás. Segue, então, narrando a feição que a população do leste brasileiro foi tomando, com novos povoadores, até a chegada dos lusitanos.

Na segunda parte, estuda objetivamente a relação dos portugueses com os habitantes da terra, que passou de uma acolhida favorável às violências da conquista, até o objetivo semi-confessado de opressão e de eliminação. Essa atitude está evoluindo em nossos dias e tornou-se necessário, para conhecer o país, levar em conta os grupos indígenas atuais, que são cuidadosamente recenseados na terceira parte.

A bibliografia que sustenta a obra, a cuidadosa análise dos fatos e as vastas informações antropológicas desafiam o modesto subtítulo, do gosto do autor. É uma obra indispensável para o conhecimento do passado brasileiro, em grande parte análogo ao que se passou no leste.