Esta obra é fruto de pesquisas realizadas no campo da Teoria das Representações Sociais. Traz como objeto um importante instrumento presente no saber-fazer das escolas, o Projeto Político-Pedagógico (PPP). O leitor encontrará um texto dinâmico na relação dessa teoria com o PPP por meio das interlocuções dos professores do ensino fundamental da escola pública e da abordagem teórica adotada das Representações Sociais que fundamentou o estudo (abordagem Estrutural e Processual). É, ainda, uma obra que apresenta rica descrição das metodologias usadas no campo das Representações Sociais, tais como o uso das técnicas questionário sociodemográfico, associação livre de palavras e entrevistas em profundidade; bem como dos instrumentos de análise, como a análise de conteúdo temático e o uso dos softwares EVOC e Tri-deux mots, respectivamente. A obra reflete o importante papel do professor na elaboração e implementação das ações do PPP na escola pública por meio da participação no planejamento, elaboração, execução e avaliação. Além disso, aponta também a importância dos coordenadores pedagógicos e gestores na implementação do PPP na escola pública de forma democrática.