A relação visceral entre democracia e publicidade é o substrato unificador entre os dois principais temas deste novo livro do Prof. Carlos Pinto Coelho Motta. O primeiro tema é a transparência institucional, que implica na divulgação eficaz bem como, clara e acessível a todos os cidadãos dos atos da Administração Pública. Para ressaltar esse princípio,o autor elege como âncora temática o recente bloco de alterações à Lei de Responsabilidade Fiscal, que veio enfatizar e atualizar o modelo brasileiro de administrative accountability, logo regulamentado pelo Decreto nº 7.185, de 2010. O segundo tema é a contratação de serviços de publicidade pela Administração Pública. O Prof. Carlos Motta utiliza sua vivência e reconhecida expertise na área de licitações e contratos públicos para promover a análise jurídica da recente Lei nº 12.232, de 2010. Como em trabalhos anteriores, o autor elege o método de comentários por artigo, direcionando-se a um vasto universo de interessados. Membros de comissões de licitação, ordenadores de despesa, profissionais do setor de publicidade interessados em contratar com a Administração Pública, agentes dos controles internos e externos, procuradores, assessores jurídicos, dirigentes e agentes públicos aplicadores do Direito Administrativo, de modo geral encontrarão neste livro subsídios para solucionar pontos polêmicos e operacionalizar o princípio da publicidade na Administração Pública, com base em uma interpretação produtiva das prescrições legais.