As aulas vão recomeçar e, dessa vez, Stephanie Landry está decidida a não ser mais a excluída da escola. Ela está disposta a fazer de tudo para ter mais amigos além de Becca, que passou a quinta série tirando longos cochilos na aula de Estudos Sociais, e Jason, um pária social que odeia todo mundo. Ela está disposta a fazer com que as outras pessoas - especialmente as populares - esqueçam o incidente da Fanta Uva, quando, cinco anos antes, ela derramou, sem querer, um copo cheio de refrigerante na saia branca Dolce&Gabana de Lauren Moffat, a garota mais bonita, mais popular e mais perversa de toda a escola. Steph simplesmente precisa mudar isso. Ela não agüenta mais ouvir "não dê uma de Steph Landry" toda vez que alguém banca o idiota... Então, ajudando a limpar o porão da avó de Jason, Steph encontra O Livro. Um volume velho e empoeirado, que pode ser a fórmula mágica da popularidade. Como ser popular tem várias regras sobre como se comportar - sempre tenha um sorriso no rosto, seja uma boa ouvinte -, ensina quais são os atributos das pessoas populares - são verdadeiras e honestas, nunca são falsas e maldosas -, e até contém algumas dicas de beleza e moda, embora Steph tenha recorrido a algumas revistas atuais para poder utilizá-las. Seguindo os ensinamentos de Como ser popular, ela faz escova no cabelo, muda todo o guarda-roupa e não se esconde mais dos outros. E consegue, pasmem, chamar a atenção do menino mais lindo do colégio - e seu amor secreto -, Mark Finley. De repente, ela está almoçando com os populares e é até convidada para sair com eles. Mas é claro que nada é tão fácil: Lauren Moffat está seriamente preocupada com essa ascensão súbita de Steph, e não vai medir esforços para relembrar a todos quem ela realmente é. E se isso servir para colocá-la em sérios problemas, melhor ainda... Sem perceber, Steph acaba em uma situação terrivelmente complicada: ou abre mão da sua recém-conquistada popularidade ou corre o risco de perder os seus amigos que, ao que parece, sempre gostaram dela exatamente como ela é.