Esta obra é, em parte, o produto direto do desafio de produzir um material de qualidade que pudesse auxiliar em cursos de Didática do Ensino Superior e que fosse voltado, principalmente, ao treinamento prático. O livro é dividido em três partes. A primeira delas - Panorama Histórico - procura lançar as bases para um entendimento melhor das características operativas e das disfunções e mazelas do ensino superior brasileiro. A segunda parte - Técnicas - é voltada às técnicas mais amplamente utilizadas no ensino acadêmico, além de apresentar idéias teóricas e resultados de pesquisas que ajudam os professores na avaliação do ambiente, dos alunos e das técnicas de ensino. Finalmente, na terceira parte - Tendências - são agrupados alguns temas polêmicos, como o uso da tecnologia, a produtividade e os custos do ensino e a qualidade total em educação. Este livro poderá proporcionar uma matéria de discussão e leitura para cursos de graduação ou pós-graduação; serve também de leitura para professores atuantes que nunca tiveram a oportunidade de participar de cursos formais de Didática.