Nas três últimas décadas, o rádio, a televisão, o vídeo e a internet emergiram como recursos importantes para a realização da educação a distância e induziram a criação de linguagens próprias e de novos procedimentos diferentes daqueles da sala de aula tradicional. Tais recursos têm contribuído para a multiplicação das iniciativas em educação a distância, o que faz surgir questões sobre os novos usos dos meios de comunicação, das linguagens e dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, induzem a busca de respostas sobre os novos modos que podem ser empregados, diferentes daqueles tradicionalmente usados na educação presencial. Nem todas as potencialidades oferecidas pelos recursos tecnológicos e de linguagem estão totalmente compreendidas e incorporadas aos projetos que ora proliferam. Diante da multiplicidade de meios, materiais e linguagens que se renovam a cada dia sob o impacto das tecnologias da comunicação e informação, impõem-se também redefinições e reconfigurações na relação de aprendizagem. Portanto, interpretar seus usos para torná-los eficazes no processo educacional é tarefa que muitos professores e pesquisadores têm realizado, como o fazem as autoras deste livro ao sistematizarem suas investigações, análises e conclusões sobre esse tema amplo. Associada aos recursos tecnológicos, a interatividade aparece como fator de importância definitiva na educação a distância, pois determina, de modo fundamental, o uso que se faz dos meios de comunicação, as novas relações entre os atores do processo de aprendizagem que se estabelecem no plano da linguagem e na produção do material didático. Muito da riqueza e do sucesso das iniciativas em educação a distância depende desses fatores associados. Linguagens e interatividade na educação a distância dedica-se a compreender como a interatividade contribui para definir as concepções dos textos didáticos escritos, do hipertexto e dos programas de televisão e vídeo de modo a empregá-los em seus limites mais satisfatórios. Profissionais que trabalham com as tecnologias educacionais, ou seja, professores, orientadores acadêmicos, gestores educacionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento, beneficiam-se da leitura deste livro para as práticas educacionais em seu cotidiano.