A Tecnologia e Informação é uma necessidade para todas as empresas modernas e pode transformar-se em um poderoso diferencial competitivo, desde sua utilização esteja alinhada com a estratégia de negócio e com o grau de maturidade (empresarial e tecnológico) da empresa. Gerenciar a Tecnologia de Informação não é só manter atualizado um parque de equipamentos caros e um conjunto de sistemas que exigem constantes melhorias e manutenções sem fim. Significa sim escolher as soluções tecnológicas (envolvendo hardware e software) que efetivamente tragam benefícios tangíveis para a empresa. Que realmente (e comprovadamente) reduzam os custos operacionais, que ajudem a aumentar as vendas, que melhorem a qualidade dos produtos e serviços entregues aos clientes, que melhorem as condições de trabalho dos operários, que ajudem a lançar rapidamente novos produtos e serviços, enfim, que aumentem as margens de lucro da empresa (ou a eficiência e eficácia dos órgãos públicos). O conjunto de habilidades exigidas dos executivos de Tecnologia de Informação está cada vez maior e abrangendo várias áreas do conhecimento. Este livro pretende cobrir os principais conhecimentos e habilidades consideradas importantes para o sucesso da gestão da Tecnologia de Informação. Bem-vindos ao maravilhoso mundo das máquinas e sistemas capazes de gerar lucro para as empresas e satisfação para seus clientes e funcionários. Livro-texto para disciplinas de administração de informática nos cursos de graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Informática e Administração de Empresas. Livro de apoio e leitura complementar em programas de pós-graduação (lato sensu) em Administração Estratégica de Tecnologia de Informação e similares.