Com imensa satisfação apresento ao leitor este livro, que leva o título tão significativo de Educação infantil: da condição de direito à condição de qualidade no atendimento. Ideias gestadas no cotidiano de um grupo de pesquisadores e profissionais que oferecem seu conhecimento, por meio de ações práticas, àqueles que lidam diretamente com a criança e que, agora disponibilizadas para um público mais amplo, permitem a socialização daquilo que trazem de mais precioso: a infância e seus direitos, para além das letras da lei. Não poderia este grupo satisfazer-se em apontar os já decantados direitos da infância brasileira; então, vem agora trazer ideias refletidas e praticadas sobre condições concretas que permitirão às nossas crianças o desfrute de sua real e integral cidadania. A formação e profissionalização consistente dos adultos que se propõem como mediadores de saberes e subjetividades; as possibilidades de mobilização popular na garantia de direitos; as delicadas relações entre a escola e as famílias; o acesso das nossas crianças ao patrimônio cultural construído pela humanidade nas diversas expressões artísticas; a compreensão de que o conhecimento sobre a infância é direito de todas as pessoas que dela se acercam: eis aí, em uma ciranda que, inevitavelmente, inclui história, memória e mãos dadas, universidade, comunidade, pesquisa, ação, todos atores de viáveis transformações. Com escrita forte e ágil, em sólida base bibliográfica, cada autor que neste livro expõe sua visão de mundo e seu olhar para a infância remete o leitor à sua responsabilidade, de seu modo de ser e estar com a infância. Essa é a missão e a ética dos espaços que se propõem a construir saberes: repercutir e provocar movimentos. E, no caso da infância, é considerar que podemos com ela, para ela e por ela, inventar um outro jeito de fazer o mundo e a vida.