Este livro aborda a formação de professores nas licenciaturas, destacando os saberes profissionais veiculados nesses cursos, as práticas formativas de que se utilizam e sua contribuição para o desenvolvimento da identidade profissional dos alunos. Como se pode ver, trata-se da discussão da formação docente, tentando apreendê-la por dentro, nas maneiras como ocorre e na identidade profissional que sugere aos novos professores, além de questionar as práticas (currículo oculto) que a permeiam. O autor discute o aumento da acuidade científica constatada nos cursos, a improcedência da contraposição entre razão científica e razão pedagógica, a declarada identificação dos alunos de licenciatura com a docência, a necessidade do desenvolvimento de saberes da profissão docente, entre outros temas, mostrando ainda que a concepção de formação predominante está centrada na antecedência e no superdimensionamento da formação teórica. Trata-se da expressão de um amplo consenso a respeito da orientação teórico-prática da formação do professor, em que a melhoria da formação se daria sempre pelo aprofundamento da sua formação teórica, não contemplando a natureza epistemologicamente diferenciada da formação para a docência