Como prestar assistência jurídica de qualidade e com eficiência aos usuários do serviço da Defensoria Pública? Como tornar a sua equipe produtiva, motivada e satisfeita com o trabalho? Como ter prazer e se orgulhar do trabalho realizado? Por fi m, como conseguir tudo isto trabalhando menos, e tendo mais tempo para a família e amigos? Este livro busca fornecer aos Defensores Públicos, servidores e profissionais que trabalham na Defensoria Pública conhecimentos de gestão para que consigam alcançar as respostas a estas indagações e muitas outras que possam surgir no trabalho diário. Os Defensores Públicos, assim como os demais profissionais do meio jurídico, costumam sair da faculdade sem qualquer conhecimento sobre gestão. Contudo, quando do exercício profissional, esta disciplina faz enorme diferença na hora de prestar um serviço de excelência. Desta forma, estes profissionais estão cada vez mais se debruçando sobre livros de administração, para assim conseguirem prestar um serviço de maior qualidade. O livro aborda a teoria, bem como a prática da gestão na Defensoria Pública, contendo relatos de casos reais vivenciados pelo autor. Esta 2ª edição foi revista e ampliada, contendo mais dois capítulos, um sobre atendimento, e outro sobre efetivação dos direitos dos assistidos.