O futsal é um esporte puramente brasileiro, sendo capaz de atingir a grande maioria das classes socioeconômicas, pois existem clubes e escolinhas de esportes tanto públicas quanto privadas. O presente livro tem como foco analisar o contexto da iniciação esportiva específica deste esporte em diferentes ambientes de prática: em uma escola formal e em um clube essencialmente esportivo, participante do esporte competitivo e organizado. Apresenta um cenário que não trata especificamente de metodologias de ensino, técnicas, táticas e estratégias para equipes menores de futsal, mas aborda características comportamentais e as relações existentes entre os diferentes agentes inseridos na prática, como pais, diretores, treinadores e instituições que envolvem os treinamentos de jovens. Portanto, pretende-se ir além dos treinos e jogos da modalidade em questão e, assim, aprimorar o cotidiano de Técnicos, de Professores de esportes em geral, por exemplo, no que se refere ao melhor entendimento dessas relações, as quais podem influenciar nas diversas decisões que frequentemente perpassam o ambiente da iniciação esportiva.