De que Cecília Meireles é uma de nossas poetas maiores, quase todos já sabem, mas de que ela também foi uma importante educadora, talvez não. Em Problemas da literatura infantil (Global Editora, 96 páginas, R$ 27,00), publicado pela primeira vez em 1951, a autora reúne três conferências que realizou em Belo Horizonte (MG), a convite da Secretaria de Educação. Dividida em capítulos curtos, abrange a história da literatura voltada às crianças, justificando o sucesso das histórias atemporais que nos encantam até os dias de hoje. Com apresentação de Laura Sandroni, mestre em Literatura e uma das fundadoras da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), esta obra foi o primeiro livro de teoria de literatura infantil escrito no Brasil.Educadora por vocação, desde que se diplomou, Cecília exerceu o magistério ao mesmo tempo em que se preocupava com tudo relacionado à infância. Com a revolução de 1930, nasceu no Brasil um movimento destinado a reformular a Educação. Empenhou-se ativamente nessa renovação ao editar, no Diário de Notícias, de junho de 1930 a janeiro de 1933, uma página diária dedicada à Educação. A página continha uma coluna assinada, intitulada Comentários, na qual a educadora detinha-se sobre os temas mais importantes do momento, com a seriedade e o conhecimento de causa que a caracterizavam. Ela também organizou, em 1934, a primeira biblioteca do Rio de Janeiro. Considerado um Centro Infantil, o local funcionou durante 4 anos, no antigo pavilhão Mourisco, no bairro do Botafogo, com mais de mil crianças inscritas. Mas, em 1937, houve uma falsa denúncia de que havia livros comunistas na biblioteca e o lugar foi fechado.