Um percurso das gramáticas de Língua Portuguesa, numa perspectiva historiográfica do panorama românico do mundo, centralizando seu enfoque na sociedade brasileira no período compreendido entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. A obra possui como objetivo não apenas verificar diferentes concepções de gramática e sua estrutura, mas também, a partir delas, observar as variadas formas do ensino de Língua Portuguesa, salientando quais as contribuições dos renomados gramáticos que perduraram em gerações posteriores. Procurou-se investigar, portanto, em tais selecionados estudiosos da ciência da língua; sua concepção de gramática e de seu ensino, adoção e/ou afastamento, em suas obras, dos conhecimentos acatados na época pela crença em valores diferenciados; o grau de representatividade das obras e a contribuição deixada numa perspectiva da Historiografia Lingüística. O conhecimento da vida e da obra dos gramáticos selecionados e a análise dos textos contribuíram para uma reflexão sobre gramáticas do Português, no que tange à visão que seus autores (os gramáticos) tinham acerca da Língua Portuguesa no período mencionado, enfatizando os posicionamentos lingüístico-pedagógicos constantes das obras e as implicações sócio-culturais referentes ao momento histórico em foco.