A criança nasce num mundo onde reina a informação. Dentro de casa ela é submetida às imagens e aos textos fragmentados da televisão. Fora, seu olhar é atraído por cartazes publicitários, sinais e nomes de lojas. Seu letramento inicia-se portanto antes da escola, e o professor não pode esquecer que, antes da sua intervenção, a criança já é receptora de mensagens. A freqüentação, desde a creche, de uma biblioteca bem equipada se inscreve no desenvolvimento das novas práticas de comunicação. As competências infantis adquiridas antes da idade oficial da alfabetização convidam as instituições educacionais a abandonar abordagens da escrita baseadas na penúria de livros. Abrem-se assim perspectivas para uma padagogia da recepção, possibilitada hoje pelo desenvolvimento da literatura infanto-juvenil e pelas orientações dos parãmentros curriculares nacionais. Este livro explora os diversos caminhos que conduzem à caonquista da escrita, propondo itinerários para cada um deles. Ele se origina em pesquisa na ECA/USP, apoiada pela Fapesp em bibliotecas interativas e também em experiências de outra natureza, brasileiras e estrangeiras, visando à construção de instrumentos que permitissem sua apropriação pelos usuários."