Este livro aborda detalhadamente, com base na experiência acadêmica e prática do autor, a metodologia para a implantação de gestão estratégica. Sua aplicação de maneira bem-sucedida inclui organizações com ou sem finalidade lucrativa, tais como sindicatos, cooperativas, escolas, prefeituras, secretarias de Estado e empresas de pequeno, médio e grande porte. Inova por abordar a gestão estratégica em suas dimensões: conteúdo e processo. Na primeira - conteúdo - estão os conceitos e teorias que lhe dão suporte; na segunda está o detalhamento de seu desenvolvimento, etapa por etapa, ilustrado com situações práticas e reais. Esta terceira edição foi totalmente revista e atualizada. Alguns de seus capítulos foram também reestruturados para tornar o desenvolvimento da gestão estratégica mais fácil e didático. Merece destaque a inclusão mais detalhada da análise SWOT e dos FCS (Fatores Críticos de Sucesso). Ambos vão permitir maior profundidade e rigor no processo de implementação da gestão estratégica. Livro-texto para as disciplinas Planejamento Estratégico, Planejamento Organizacional, Planejamento Empresarial, Gestão Estratégica e Administração Estratégica para cursos de Administração, em suas várias modalidades, nos níveis de graduação e pós-graduação. Leitura complementar para as disciplinas que incluam atividades relacionadas à gestão estratégica ou ao planejamento, como de marketing, de comunicação empresarial, de pessoas, de logística e produção. Recomendado, ainda, para consultores organizacionais e de planejamento estratégico e para executivos que queiram aprofundar-se no assunto.