As compras de materiais devem ser planejadas para manter os estoques dentro dos padrões desejados de forma que nunca haja indisponibilidade. A intenção é sempre atender os clientes internos e externos nos prazos estabelecidos. O almoxarifado é um local da empresa que deve ser muito bem administrado e seu orçamento controlado, não permitindo gastos sem autorização. A missão do almoxarifado é guardar o material comprado ou manufaturado para disponibilizá-lo no lugar certo e nas condições desejadas, de maneira que possa ser requisitado pelos clientes. O material guardado faz parte do investimento da empresa e, sendo um ativo circulante, foi comprado com a finalidade de gerar lucro ou promover a funcionalidade do seu sistema produtivo e administrativo. O valor dos materiais guardados no almoxarifado gira em torno de 50% do ativo da empresa e, dependendo do ramo de atividade, pode ser ainda maior. A gestão do controle dos giros de estoque nos almoxarifados é fundamental para o sucesso administrativo dessa atividade. O autor, Bruno Paoleschi, atua há mais de 48 anos na área de logística, além de ser profundo conhecedor do chão de fábrica, pois trabalhou 28 anos na Ford Motor Company. Sua experiência resultou esta obra, roteiro abrangente das atividades do almoxarifado, cujo conteúdo é prático e bem estruturado. Direcionada a estudantes, profissionais da área e empresários como guia para encontrar caminhos mais simples e seguros na solução dos problemas diários dos almoxarifados das empresas. A simplicidade de suas planilhas, elaboradas de forma didática e os exercícios fazem do aprendizado uma tarefa agradável. Traz um histórico do assunto, dos sistemas utilizados nas empresas e em suas principais áreas operacionais. Explica como iniciar o planejamento do almoxarifado, suas funções, conceitos e finalidades. Aborda ponto de compra, lead time de reposição e controle do estoque como atividade integrada ao almoxarifado. As compras de materiais devem ser planejadas para manter os estoques dentro dos padrões desejados de forma que nunca haja indisponibilidade. A intenção é sempre atender os clientes internos e externos nos prazos estabelecidos. O almoxarifado é um local da empresa que deve ser muito bem administrado e seu orçamento controlado, não permitindo gastos sem autorização. A missão do almoxarifado é guardar o material comprado ou manufaturado para disponibilizá-lo no lugar certo e nas condições desejadas, de maneira que possa ser requisitado pelos clientes. O material guardado faz parte do investimento da empresa e, sendo um ativo circulante, foi comprado com a finalidade de gerar lucro ou promover a funcionalidade do seu sistema produtivo e administrativo. O valor dos materiais guardados no almoxarifado gira em torno de 50% do ativo da empresa e, dependendo do ramo de atividade, pode ser ainda maior.