Esse estudo é a materialização do esforço empreendido por Jorge L. M. Mariano para estudar a História da Educação regional, com ênfase na atuação docente feminina. Esforço que se materializou primeiramente na Dissertação de Mestrado intitulada A implantação da escola primária graduada em Presidente Prudente-SP: as contribuições das professoras primárias (1925-1938), defendida no ano de 2011, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hayashi e financiada pela Capes. Agora essa pesquisa, publicada em formato de livro, extrapola a esfera universitária visando atingir o público interessado em conhecer mais a respeito do protagonismo feminino nas primeiras décadas do século XX. Assim, esse estudo buscou mostrar qual foi a participação das professoras primárias de Presidente Prudente para a implantação do Primeiro Grupo Escolar da cidade, entre 1925 e 1938, dentro do contexto da história de Presidente Prudente e da feminização do magistério. Para alcançar este objetivo, foram coletados dados em fontes bibliográficas e fontes documentais, além do uso de entrevistas semiestruturadas com 8 indivíduos, utilizando-se, como apoio, a teoria da História Oral. Deste modo, esse livro mostra que apesar da imagem da professora ser uma representação produzida pelos homens em posição de comando, de as mulheres terem sido mais definidas do que terem se definido, a história da mulher na educação não foi constituída por subjugações.