Está se tornando quase um lugar-comum falar-se hoje sobre Interdisciplinaridade na área de Educação. Entretanto, ainda há muitos poucos casos em que os conceitos de interdisciplinaridade foram efetivamente convertidos, dentro de instituições educacionais, em planejamento, implementação e avaliação colocados em prática. Neste livro, Maria Lúcia Borges Gattás relata um trabalho pioneiro de construção, a partir de 1999, de um sistema interdisciplinar de formação e de atuação interdisciplinar na área da saúde no Brasil, que envolveu dez cursos distintos - Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Além de discutir os principais conceitos ligados à Interdisciplinaridade, ela lança luz sobre uma questão essencial - não se avança nessa direção sem outra mudança paradigmática ainda mais fundamental, qual seja, a de contar com pessoas com mentes abertas, dispostas a desconstruir seus conceitos, abrir mão de alguns de seus próprios paradigmas, ouvir os demais e trabalhar articuladamente.