Quais foram as ideias por trás das grandes reformas educacionais do mundo ocidental das últimas décadas? Desde a guerra fria até a globalização, quais as correntes de pensamento que influenciaram o nosso modo de fazer a educação no Brasil? E quais os mecanismos para a circulação e assimilação dessas ideias que permitem que as reformas sejam implantadas quase que simultaneamente em tantos lugares diferentes? Pela impossibilidade de fornecer respostas únicas a perguntas tão abrangentes, o livro abre espaço para as múltiplas visões daqueles que participaram da formulação das diferentes reformas e também de seus críticos. Desse modo, as análises das ideias educacionais refletem as circunstâncias da sua concepção, evitando a imposição de um arcabouço teórico único e o revisionismo histórico resultante. Através das diferentes Leituras que compõem cada seção do livro, algumas de documentos escritos há mais de 50 anos, o leitor poderá resgatar os contornos políticos e econômicos das reformas e enxergar as forças que estavam em jogo. Também poderá entender os mecanismos da tradução e traslado das ideias educacionais. Muitas vezes, no entanto, encontrará visões e opiniões contraditórias sobre as origens das mudanças educacionais. Em um livro sobre educação, impossível não reconhecer as profundas diferenças que marcam o campo, no significado atribuído à política educacional e na avaliação de seu impacto.