O currículo ocupa hoje um lugar muito particular no contexto da educação. Isso porque os estudos de currículo são de grande importância para avaliar e para orientar propostas e práticas escolares articuladas dentro de projetos de políticas públicas de educação. As questões sobre currículo tornaram-se centrais na discussão sobre a importância e sobre os problemas da educação escolar e não escolar. Pesquisas e estudos sobre currículo fazem hoje parte do cenário nacional alimentando debates e discussões sobre os currículos das nossas escolas nos diversos ramos e níveis de ensino como também sobre as dimensões formativas em diferentes espaços da vida social. Isso pode ser comprovado com o aumento significativo de produção na área, resultado do crescente esforço de diferentes grupos de pesquisa em diferentes regiões do país. Estes, procuram entender as tendências e perspectivas no âmbitos das políticas curriculares nacionais e as conseqüências no âmbito das práticas escolares em diferentes instituições, modalidades e áreas de ensino. Este trabalho reforça a necessidade de ampliação do debate com amparo nas mais diversas orientações teóricas. Os desafios colocados à compreensão da escola exige do campo do currículo a abertura para a interlocução com estudos e teorizações de outros campos, uma vez reconhecido que o currículo da escola não opera sozinho os processos de socialização e de educação. Assim, amparado em diferentes ferramentas teóricas e conceituais o campo diversificou e aguçou os olharers para as relações de poder e culturais em todas as suas nuanças. O reconhecimento que outros espaços e artefatos também ensinam, e com os quais também se aprende, vem disputando espaço com os currículos escolares para se firmarem como espaços formadores e educadores das novas gerações. Todas essas dimensões convergem para a busca de respostas para o desafio que é "educar as novas gerações": Isso significa desenvolver no aluno habilidades sociais para a vida produtiva, mas também para a relação com o outro? Como viabilizar aos alunos as ferramentas que lhes proporcionem uma efetiva compreensão do mundo contemporâneo, imprescindível para que possa se situar neste e ser atuante num projeto de vida social com perspectivas de justiça e democracia plena, requeridas na vida atual? Quais são essas ferramentas? Como idenfificá-las e como desenvolvê-las num contexto em que projetos de sociedade conflitantes desafiam as intenções e ações políticas e sociais e condicionam as possibilidades de realização daquele projeto? È essa a tensão presente no campo do currículo que se procurou representar nesta coletânea.