A internet é uma inovação tecnológica que permite, de forma ímpar, o armazenamento e o compartilhamento de informações. Por ser esta sua característica essencial, abre muitas possibilidades para a aprendizagem colaborativa. Há, no entanto, uma dificuldade e morosidade dos processos educacionais para incorporar tais inovações. Este livro parte de uma visão geral e introdutória sobre a internet para discutir a aprendizagem cooperativa, sua natureza, suas bases teóricas, sua utilização no processo educacional, as competências que são desenvolvidas por esse procedimento, suas técnicas mais eficazes, o papel do professor na condução dos processos cooperativos e suas vantagens e desvantagens. Aborda, em seguida, a questão dos ambientes de aprendizagem cooperativa, distinguindo trabalho cooperativo apoiado por computadores, tecnologias e mecanismos de suporte à interação e colaboração, e aprendizagem cooperativa apoiada por computadores e relacionada a questões educacionais e pedagógicas na construção e implementação de ambientes computacionais para suporte aos processos de aprendizagem em grupo. Trata também da avaliação de alunos, seus princípios, concepções e resultados obtidos, sobretudo, a partir de modelos realizados em rede. Os ambientes de aprendizagem cooperativa pressupõem o uso de técnicas de inteligência artificial. Por isso, discutem-se suas funções nos sistemas computacionais e o suporte que fornecem em tais ambientes. O estudo desses temas não só permite uma visão panorâmica sobre a questão, como oferece referências bibliográficas e de pesquisa para quem desenvolve ou pretende inaugurar iniciativas de aprendizagem on-line. Os encaminhamentos e as análises presentes neste livro têm a intenção de esclarecer e informar o leitor dos benefícios e procedimentos da educação a distância na contemporaneidade, reafirmando, assim, sua importância no atual sistema de ensino.