"Este livro é fruto de mais de vinte anos de pesquisa e reflexão sobre o ensino do Direito e o Direito Educacional. É, nesse sentido, um ponto de chegada e não um ponto de partida. Sintetiza e atualiza, meus pontos de vista, constituindo-se em uma síntese do que produzi na área e também em uma revisão de algumas posições anteriormente assumidas. Seu texto situa a questão dos cursos de Direito em três níveis diferenciados: primeiramente, estabelece um diagnóstico dos problemas existentes, no âmbito geral do ensino do Direito e no campo específico do projeto pedagógico; em seguida, analisa detidamente as novas diretrizes curriculares; e, finalmente, apresenta propostas concretas de organização dos cursos, em diferentes modelos curriculares. Relativamente ao projeto pedagógico, introduzo a discussão sobre a necessidade de substituição do atual paradigma por modelos que sejam adequados aos novos tempos. Nesse contexto, o projeto pedagógico por aprendizagem baseada em problemas ganha espaço e constitui uma proposta revolucionária para os cursos de Direito, que ainda reproduzem fundamentalmente o mesmo modelo organizacional de suas origem centenárias".