A Editora CRV lança, com esta obra de João César, um livro de inestimável interesse, não só para educadores, mas para todos os estudiosos e atores sociais engajados na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a educação básica. A pesquisa empreendida pelo autor focaliza os educadores que atuam na formação profissional de curta duração. Reafirmando a importância crucial da formação de jovens vivendo em condições de vulnerabilidade social, João César se interrogou, com a sensibilidade e a curiosidade necessárias ao verdadeiro pesquisador, sobre as condições vida e de trabalho dos formadores desses jovens. Ele pesquisou cinco programas de Educação Profissional desenvolvidos por diferentes instituições (ONG’s e poder público municipal), na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma novidade desta pesquisa reside em seus pressupostos teórico-metodológicos. Eles são tomados basicamente da Psicologia do Trabalho de inspiração vygotskiana, ou seja, da elaboração teórica e dos procedimentos de pesquisa que Yves Clot denomina Clínica da Atividade. Esta permite, com efeito, o recurso a técnicas originais de observação e coleta de dados. Assim, além de entrevistas e de farta pesquisa documental, João César serviu-se do registro, em vídeo, da atividade dos trabalhadores/educadores. A posterior análise desse material foi feita pelos próprios sujeitos da pesquisa (autoconfrontação direta) ou por seus colegas/pares (autoconfrontação cruzada). Tal orientação leva em conta a subjetividade do trabalhador, ancorada no construto teórico que Yves Clot chama de "gênero profissional" e que evoca elementos como estilos, identidade e experiências profissionais partilhadas (não confundi-lo com o conceito sociológico de "gênero", relativo à tradução social de papéis, de relações de poder e expectativas de comportamentos femininos e masculinos). Com este livro, João César se coloca na vanguarda daqueles que reafirmam a necessidade de aprimoramento das políticas públicas relativas à educação profissional básica. Não é por acaso que, para além da Clínica da Atividade, ele recorre também aos fundamentos da Pedagogia Crítica, num movimento de virtuosa convergência entre clínica, ética e política. Este livro merece lugar especial em nossas bibliotecas.