Esta obra tem o olhar voltado para o desenho de estratégias baseadas na sustentabilidade como vantagem competitiva do presente e do futuro, que requer inovação em produtos, processos e formas de se conceber a produção, a distribuição e o consumo. Neste volume, consolidam-se contribuições de seriedade acadêmica, aplicabilidade pragmática e atualidade indiscutível sobre a gestão da sustentabilidade nas organizações produtivas de bens e serviços. Seus autores, na maioria professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), correlacionam as atuais demandas por sustentabilidade empresarial e responsabilidade social corporativa a temas dos mais relevantes para a administração contemporânea: do empreendedorismo à gestão do conhecimento, da ergonomia à educação, da gestão da cadeia de fornecedores ou suprimentos à gestão com pessoas, do direito e da ética ambiental às estratégias de desenvolvimento local e cooperação produtiva. Esse panorama interdisciplinar, sintonizado com os mais recentes desenvolvimentos da pesquisa em economia, gestão e engenharia de produção - além de outros campos da ciência - não deixa de fora a abordagem de conceitos e aplicações dos mais relevantes, como produção mais limpa, mercados verdes, ecoeficiência, logística reversa, sistemas de indicadores e boas práticas socioambientais, entre muitos outros. Leitura recomendada para as disciplinas Sustentabilidade e Produção, Gestão da Sustentabilidade, Gestão Ambiental e afins, em cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção, Administração de Empresas, Economia, Engenharia Ambiental e outros. Leitura essencial para formuladores e implementadores de estratégias empresariais, políticas públicas e iniciativas do terceiro setor.