Roger Chartier afirma que a edição é o momento em que um texto se torna um objeto e encontra leitores. As análises apresentadas neste livro sugerem que talvez seja mais pertinente dizer que a edição é o momento em que um texto se torna um objeto e procura leitores; no caso da edição de literatura infantil, os textos se tornam livros que procuram leitores na escola. E porque a Educação Infantil ainda não recebeu pleno estatuto como instituição educativa, essa primeira iniciativa de políticas públicas, no sentido de reconhecer o direito ao livro e à leitura das crianças desse nível da Educação Básica, concretizou-se por meio de um jogo de confrontos e ajustes entre políticas de edição, direcionadas para um mercado editorial ainda não reconhecido, uma cultura escolar que ainda não se convenceu inteiramente da importância do livro na Educação Infantil, e ainda atribui funções nem sempre legítimas à literatura infantil, e políticas públicas de leitura e formação de leitores que só agora buscam propiciar práticas de letramento literário nas instituições de Educação Infantil. Esperemos que seja a criança a grande vitoriosa nesse jogo. Magda Soares