Segundo volume de série de três livros aborda valores básicos para a formação de um novo líder Como um líder pode motivar e inspirar outras pessoas se todo o tempo ele está sendo lançado de um lado para outro pelos ventos do furacão? Como mudar os paradigmas atuais em busca de relações de trabalho mais voltadas para o bem de todos? Os três volumes da série O Espírito do Líder têm como objetivo ajudar na formação de um novo profissional. Neste segundo volume, o consultor internacional Ken O'Donnell aborda quatro competências: "Confiança", "Respeito", "Diálogo" e "Lidar com mudanças". Estes temas são essenciais na jornada de questionamentos e reflexões para que surja na alma de cada um o líder sábio, com o verdadeiro espírito para conduzir negócios e pessoas. Segundo O'Donnell é necessário fazer a diferenciação do antigo papel do líder com o novo, quebrando antigos paradigmas que permeavam a relação do líder com sua equipe. Antes, o líder era o grande centro da equipe e mantinha uma relação "fria", quase militar, com seus integrantes. Hoje, o líder é um membro participativo da equipe. Ele não apenas delega, como antigamente, mas contribui ativamente para o desenvolvimento e cumprimento das tarefas dadas a ele e sua equipe. O que antes era centrado no "eu" do líder, agora é descentralizado no "nós" da equipe. No entanto, para que este cenário ideal ocorra são necessários alguns valores básicos para que se construa uma relação real e de contribuição mútua entre o líder e sua equipe.