O Autismo Infantil é uma condição que tem despertado o interesse de numerosos pesquisadores e investigadores de áreas diversas, na compreensão dos distúrbios do desenvolvimento. Atualmente considerado como um transtorno do neurodesenvolvimento, devido a seu início precoce (em geral antes do ingresso da criança na escola), e por características que acarretam prejuízos sociais, pessoais, acadêmicos e profissionais, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por anormalidades quantitativas e qualitativas que, apesar de muito abrangentes, afetam de forma mais notória as áreas de comunicação, interação social e comportamento. Diante da complexidade deste transtorno, este livro tem o objetivo de desmistificar o Transtorno do Espectro do Autismo. Ele envolve basicamente os comportamentos apresentados pelas crianças com o transtorno, ou seja, aborda algumas disfunções associadas à comunicação, interação social e alguns comportamentos repetitivos e alterações sensoriais. O transtorno atinge predominantemente a infância, mas é um distúrbio crônico. Portanto, não existe cura e o transtorno permanece ao longo da vida. Por ser um espectro, tem sintomas leves e sintomas muito exuberantes, que são detectáveis logo no primeiro, segundo ano de vida. Então é uma variedade e heterogeneidade muito grande de manifestações. Os sintomas leves ou mais sutis dificultam o diagnóstico precoce, já que as manifestações do autismo podem se confundir com outros transtornos do neurodesenvolvimento, ou até mesmo com comportamentos dentro dos padrões da normalidade, já que é necessário avaliar também o ambiente em que a criança está inserida. Sintomas mais intensos, que caracterizam o outro extremo, podem ser sintomas considerados como um facilitador, no sentido de um diagnóstico precoce e preciso, mas é importante ressaltar que casos nos quais a criança apresenta sintomas exuberantes e habilidades bem desenvolvidas em alguma área não são comuns.