Conta a história da vitrina e apresenta qualidades, habilidades e responsabilidades que fazem parte do cotidiano do profissional da área. Explica o conceito de briefing e os passos que devem ser seguidos para a concretização de uma encenação, incluindo pesquisas, custos, materiais e objetos. Comenta os tipos de comércio existentes e as novas formas de vender em lojas efêmeras e pop-ups, e orienta quanto à tipologia e a razão de cada cenário criado. Propõe reflexões sobre qual o melhor ângulo de visão, como valorizar o espaço a partir da utilização de ferramentas adequadas, técnicas de iluminação e disposição de manequins e displays, entre outros. Estimula o leitor a pensar em conceitos, simetria e ritmo dos objetos que fazem parte do processo de desenvolvimento de uma vitrina e a instalar de forma correta o Visual Merchandising da loja. O conteúdo pode ser aplicado para os cursos técnicos em Arquitetura, Cenografia, Decoração, Marketing, Publicidade, Produção de Moda, Vitrinismo e Visual Merchandising, entre outros. Possui material de apoio ao professor em www.editoraerica.com.br para download.