A presente coletânea foi construída a partir de um evento realizado em 2013 na Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNESP, Campus de Presidente Prudente, com a temática A atualidade de Paulo Freire . O evento supracitado contou com aprovação do Ministério da Educação, como parte das comemorações de 50 anos da histórica e rica experiência de Angicos/Rio Grande do Norte, onde pela primeira vez se aplicou em larga escala o Método Paulo Freire. Pareceu-nos essencial, mais do que simplesmente celebrar este momento histórico, mostrar o quanto o pensamento do Patrono da Educação Brasileira tem a contribuir para o avanço educacional, cultural e social no tempo presente. Paulo Freire, no seu livro mais conhecido, intitulado Pedagogia do Oprimido , escrito em 1968, afirma- Mais uma vez os homens, desafiados pela dramaticidade da hora atual, se propõem, a si mesmos, como problema. [...] O problema de sua humanização, apesar de sempre dever haver sido, de um ponto de vista axiológico, o seu problema central, assume, hoje, caráter de preocupação ineludível. Podemos afirmar que vivemos atualmente momento semelhante e que o trecho supranarrado de Paulo Freire também se aplica à perfeição aos dias de hoje. E, tanto quanto naquela época, a radical (no sentido de busca da raiz) reflexão filosófica, educacional e social de Paulo Freire tem enorme contribuição a todas as pessoas para o problema de sua humanização . É disto que este livro,com contribuição de autores de projeção internacional, fala- da crise civilizacional que atravessamos, crise esta cuja superação exige novas respostas, respostas estas que o pensamento de Paulo Freire ajuda muitíssimo a elaborar.