Este livro é o produto de uma parceria de quatro anos de trabalho, ao longo dos quais, em Campinas ou em Brasília, ministramos cursos de introdução à metodologia de pesquisa na área de Lingüística Aplicada e de ensino/aprendizagem de português para falantes de outras línguas. Os capítulos do livro são, em verdade, partes de nossas aulas que foram exaustivamente discutidas com alunos de graduação e pós-graduação na Universidade Estadual de Campinas, na Universidade de Brasília e também com alunos dos cursos de especialização que ministramos em cidades do Mato Grosso, Alagoas, Goiás e São Paulo. Oobjetivo deste trabalho é compartilhar o produto de nossa reflexão sobre as indagações básicas que nos apresentam os novos pesquisadores ao começarem a formalizar seu pensamento acadêmico após a observação direta dos fatos científicos e leitura de resultados de investigações e de interpretações especializadas. É nossa pretensão que o conteúdo exposto proporcione subsídios afirmativos para que nossos leitores se lancem, eles mesmos, na senda de elaborar projetos e ensaios que traduzirão seus esforços por produzir conhecimento novo na área de ensino de línguas e, em particular, no ensino de português para falantes de outras línguas.