Esta obra se insere no Projeto de pesquisa Perfil de uma biblioteca, traços de um leitor: estudos sobre acervos de professores catarinenses - Victor Márcio Konder (1920-2005) e Elpidio Barbosa (1909-1967), coordenado pela Prof.ª. Drª. Maria Teresa Santos Cunha (Departamento de História/ UDESC).No tempo presente, marcado pela aceleração (NORA, 1993), o medo do esquecimento se traduz em esforços de preservação de práticas de escritas passadas onde se encontram possibilidades de uma construção identitária. Nessa perspectiva, este estudo objetiva analisar um acervo pessoal de cadernos com informações sobre aulas ministradas, conteúdos trabalhados, expectativas, valores e crenças vigentes na sociedade em que foram produzidos e circularam e, analisados, podem contribuir para compreensão da vida de um sujeito pelas práticas de escrita. Este trabalho é sobre o acervo de cadernos do professor catarinense Victor Márcio Konder (1920-2005), analisados como escritas ordinárias e como registros de uma trajetória que contém indícios sobre sua formação, interesses de leitura, hábitos de escrita, formas de relacionar-se com o conhecimento que o configuraram como intelectual, professor nas décadas de 60 a 80 do século XX.