Os jovens sentem tédio, faltam, desistem, não se interessam pelos estudos; os professores sentem-se profissionalmente esgotados e sem recursos. As questões de motivação e envolvimento estão no centro dos desafios de hoje para os atores da educação. As pesquisas sobre a motivação em situação de aprendizagem e de formação avançaram muito nos últimos anos, mas são relativamente pouco conhecidas pelos agentes no campo. Quais são realmente as preocupações dos alunos? Basta ter sucesso para estar motivado? Qual é o papel das relações sociais na motivação? Por que alguns alunos, aparentemente brilhantes, têm dificuldades na aprendizagem? Por que tão poucos estudantes escolhem as áreas científicas? Como intervir concretamente na motivação dos alunos? Por que algumas intervenções pedagógicas "funcionam" e outras não? E, diante desse quadro, como estimular o envolvimento profissional dos professores? São muitas as questões para as quais este livro procura trazer algumas respostas, baseadas nos últimos avanços da pesquisa na educação. Trinta pesquisadores francófonos examinam aqui a situação dos conhecimentos em suas áreas e as implicações práticas de alguns trabalhos inovadores.