Segundo a obra, a história do Fusca está diretamente ligada à recessão que castigava a Alemanha na década de 1930 e à ascensão do nazismo. Apaixonado por automóveis, Hitler via na ideia de criar um carro popular - produzido por operários alemães em uma fábrica alemã - a oportunidade de concretizar seu projeto político. 'Oficialmente', o automóvel do povo foi projetado por Ferdinand Porsche, mas essa paternidade é contestada pelo pesquisador e jornalista holandês Paul Schilperoord, que busca afirmar que este carro popular foi na verdade desenvolvido por um engenheiro judeu chamado Joseph Ganz. Em 'A verdadeira história do Fusca', Schilperoord apresenta uma série de documentos e esboços que pretendem afirmar que Hitler se apropriou desta invenção de Ganz. Segundo a obra, a história do Fusca está diretamente ligada à recessão que castigava a Alemanha na década de 1930 e à ascensão do nazismo. Apaixonado por automóveis, Hitler via na ideia de criar um carro popular - produzido por operários alemães em uma fábrica alemã - a oportunidade de concretizar seu projeto político. 'Oficialmente', o automóvel do povo foi projetado por Ferdinand Porsche, mas essa paternidade é contestada pelo pesquisador e jornalista holandês Paul Schilperoord, que busca afirmar que este carro popular foi na verdade desenvolvido por um engenheiro judeu chamado Joseph Ganz. Em 'A verdadeira história do Fusca', Schilperoord apresenta uma série de documentos e esboços que pretendem afirmar que Hitler se apropriou desta invenção de Ganz.