A educação infantil é o passo inicial da criança na longa caminhada rumo à cidadania e à sua constituição como sujeito produtor de valores e conhecimentos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei 9.394/96) a caracteriza como primeira etapa da educação básica, cuja finalidade é promover o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (art. 29). Primeiro livro da coleção Conversas entre educadores, voltada ao debate de temas sempre pertinentes ao universo dos profissionais da área da educação, A práxis na formação de educadores infantis aborda uma grande variedade de temas ligados à educação infantil. Como mostram os autores dos artigos que compõem este livro, a multiplicidade de conceitos e perspectivas é fundamental para uma educação mais plena, sólida e integrada a um projeto humanístico de melhoria da sociedade. Assim, aqui se interpretam aspectos lúdicos da educação, como a importância da expressão oral e das artes visuais, a sexualidade no cotidiano das escolas, a saúde em instituições de educação infantil, a necessidade do respeito à diferença e do reconhecimento do outro em sua dignidade própria e legítima, a formação da cidadania, a interação entre os professores e a práxis de sua formação, entre outros aspectos. Um dos elementos mais significativos deste livro é sem dúvida a possibilidade de troca de experiências entre educadores. Cada um, representante de um lado da multifacetada estrutura educacional, explora o que lhe é de maior conhecimento a partir de sua vivência profissional e pessoal. O cotejo dos relatos propicia uma compreensão mais plural da área da educação, um tema que tem justamente na pluralidade um de seus fatores mais relevantes. Enriquecidos com dados e abordagens de que não dispunham anteriormente, os educadores podem realizar um trabalho mais profundo em seu dia-a-dia. Ganham com isso as crianças e ganham com isso os leitores, que podem traçar variados percursos temáticos nesse amplo labirinto chamado educação infantil.