A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil tem trilhado um caminho de legitimação por parte das políticas públicas (legislações, diretrizes, programas, inserção nos sistemas públicos de ensino, financiamento, formação inicial e continuada de educadores etc.) e de reconhecimento social (atuação dos Fóruns de EJA e participação da sociedade civil). Este caminho tem apontado para o reconhecimento da educação como direito de todos e para uma educação que garanta, de fato, o acesso, a permanência e as aprendizagens significativas aos milhares de jovens, adultos e idosos que buscam a EJA, tanto na vertente da escolarização quanto em processos de aprendizagem ao longo da vida. Entretanto, muitos são os desafios que ainda se apresentam neste contexto e que requerem esforços de todos os sujeitos envolvidos na Educação de Jovens e Adultos. E, para o enfrentamento destes desafios, torna-se cada vez mais necessário, entre outras ações, refletir sobre a prática de educadores e educadoras que atuam na EJA. Este livro nos convida a um olhar atento sobre as diferentes práticas vivenciadas pelos educadores da EJA que, ao produzirem seus textos, já realizaram reflexões sobre suas práticas educativas. Aqui são trazidos temas, como alfabetização, leitura, educação inclusiva, tecnologias da informação e da comunicação, educação física, educação matemática, educação prisional, entre outros. Esperamos que estas reflexões contribuam para novas reflexões por parte dos leitores e instiguem novas práticas que auxiliem nos processos de aprendizagem dos sujeitos da EJA.