O Programa de Intervenção de Decodificação Fonológica contém a estruturação de 24 sessões de intervenção, foi elaborado para ser aplicado em crianças de seis a sete anos e 11 meses com risco para transtornos de aprendizagem, porém também pode ser utilizado para crianças/escolares com transtornos de aprendizagem que apresentem dificuldades na nomeação das letras do alfabeto e na associação grafema-fonema. No livro há a descrição de cada estratégia realizada em todas as sessões, as sessões foram divididas em duas fases, cada uma com 12 sessões. Na primeira fase as sessões podem ser realizadas individualmente ou em grupo de até três crianças, as estratégias são voltadas para o treinamento da associação grafema-fonema, nomeação das letras, estimulação da leitura com compreensão e consciência fonológica (segmentação frasal e silábica). Nesta fase são utilizados nove jogos para a fixação da relação grafema-fonema, sendo todos inclusos na obra, ainda são indicados jogos de aplicativos (não inclusos). Na segunda fase do programa as sessões devem ser realizadas de forma individual e as estratégias são voltadas para a estimulação da consciência fonológica (segmentação frasal, segmentação silábica, segmentação e transposição fonêmica), leitura de pseudopalavras e estimulação da leitura para compreensão.