Desde muito cedo, o conhecimento impôs-se como um problema exigindo teorias. A teorização do acto de conhecer culmina na ética do conhecimento e no sonho de uma humanidade liberta de obscurantismo. Hoje, muitos filósofos e homens de ciência consideram primordial a tarefa de elaborar "um conhecimento do conhecimento". Neste projecto, existe a ambição de controlar a perversão, sempre possível, dos instrumentos do progresso técnico-científico, o desejo de restaurar a confiança do cidadão, que da democracia espera, a conjugação e ponderação, um pelo outro, do saber e do poder. Consagrar-se a desmontar os mecanismos do conhecimento, a identificar os seus pressupostos teóricos e a exprimir as suas implicações filosóficas é a aspiração de um projecto de conhecer o conhecimento, que contribui para a prevenção do erro, o controlo das consequências dos progressos técnico-científicos, para elucidar as condições duma moral laica e, finalmente, para acolher as promessas do futuro. JEAN-MICHEL BESNIER, professor agregado e doutorado em Filosofia, é actualmente investigador no Laboratório de Comunicação e Política do CNRS.