Um dos grandes desafios enfrentados por estudantes, tanto de graduação quanto de pós-graduação, é a elaboração de trabalhos científicos. Muitas vezes, as dificuldades enfrentadas não decorrem, no entanto, do pouco domínio do conteúdo que estão abordando em seus trabalhos. Estudaram, pesquisaram, cumpriram as disciplinas e adquiriram o embasamento necessário para apresentar conclusões úteis e inovadoras na sua área de domínio. A dificuldade reside na redação do texto, na forma de monografias, dissertações, teses e artigos científicos. Essa insuficiência pode chegar até mesmo a impedir a conclusão do curso e a obtenção do título almejado pelo estudante. Este livro busca exatamente superar essa limitação e resulta da experiência de trinta anos do autor como professor das disciplinas de Redação Científica e Metodologia da Pesquisa, revisor de vários periódicos e orientador de estudantes de graduação e pós-graduação na redação de textos científicos. Dessa vivência, resultou uma abordagem inovadora para ajudar os estudantes a superar dificuldades de comunicação científica. Dentro dessa concepção, mais do que reproduzir normas técnicas que definem a estrutura de um documento monográfico, o texto ensina os estudantes como redigir cada elemento ou seção, explicando e justificando as razões lógicas de sua composição. Procura-se, assim, a partir dos fundamentos científicos já presentes na condução de uma pesquisa, tornar o ato de escrever publicações uma tarefa agradável, fácil e acessível a todo estudante que deseje ingressar no mundo fascinante da geração e divulgação do saber científico. Ao fazer a integração harmônica e fundamentada entre a composição formal e a transmissão da mensagem, permite ao estudante tornar a redação científica uma atividade prazerosa de realização pessoal e engrandecimento profissional. E ser bem-sucedido.