"Deixa Eu Pensar, Agora, De Verdade, Deixa Eu Pensar ",fala de uma criança, escolhida pela pesquisadora para intitular o trabalho. A exclamação da criança num contexto interativo junto a outras crianças confirma o diálogo que estabelecemos com o outro e com nós mesmos, permanentemente. O estudo teve como objetivo identificar modalidades de interação social criança -criança que propiciam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. A Psicologia Soviética, especialmente os estudos de Vygotsky consiste no eixo teórico central desse trabalho. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Uberaba, no Ensino Fundamental, primeiro ciclo, com crianças com sete anos. Buscamos identificar modalidades de interação social nas atividades pedagógicas relacionadas aos processos de alfabetização e letramento. Atividades realizadas pelas crianças em duplas, individualmente e coletivamente foram filmadas pela pesquisadora. Contamos com a significativa participação da professora no percurso da pesquisa: A pesquisa evidenciou que, no movimento de uma situação interativa, se constituem diversas modalidades de interação social e que uma mesma modalidade de interação se apresenta de modo diferenciado nas situações interativas. O estudo revela modalidades de interação que propiciaram desenvolvimento. A pesquisadora também sinaliza que nem todas as modalidades de interação social são positivas ao desenvolvimento. Destaca -se também que o papel do professor é de fundamental importância no contexto da sala de aula no que se refere as interações criança -criança. Esperamos que a leitura dessa obra possa contribuir no processo de reflexão dos professores e consequentemente no enriquecimento de práticas educativas.